Capão de Natal

Para esta receita, alusiva à quadra natalícia, vamos precisar de um galo capão, que é (O galo capão é um galo castrado entre os três e os quatro meses. Essa operação, realizada tradicionalmente por criadores experientes, provoca um crescimento até três vezes superior ao dos galos “normais”. Além de maior peso, que poderá ultrapassar os sete quilogramas, os animais têm uma carne mais clara, mais tenra e mais saborosa).

Ingredientes:

1 Capão com cerca de 3 ou 4 Kg

Sal

2 Laranjas

Pimenta e colorau q.b.

1 Cebola grande

1 Dente de alho

1 Cenoura pequena

Salsa (ramo)

2 Dl de Vinho branco

60 Gramas de manteiga

Pêssegos

Castanhas

Preparação:

Depois de lavar o capão, retire-lhe o pescoço, as pontas das asas, e os coutos, corte-os em pedacinhos.

Tempere o capão com o sumo das 2 laranjas, sal, pimenta e um pouco de colorau. Esfregue este preparado por dentro e por fora do capão, colocando-o de seguida num tabuleiro de barro ou pirex grande.

Junte-lhe o restante das laranjas que foram espremidas, os pedacinhos do pescoço, das pontas das asas, e dos coutos. Junte a cebola, o dente de alho e a cenoura, cortada em pedaços, o ramo de salsa, regue com o vinho branco e espalhe por cima a manteiga.

Levar ao forno a 170ºc, se começar a alourar demasiado rápido, baixe a temperatura do forno. Vá regando com o molho várias vezes e verificando com um palito ou agulha grandes, até estar cozinhado a gosto.

Retire o capão para um prato grande, para escorrer.

No tabuleiro de barro ou pirex onde foi ao forno, junte ao molho um pouco de água, leve de novo ao forno, para alourar e apurar, feito isto, passe o molho pelo passe vite e rectifique os temperos.

Sirva o capão com os frutos, os pêssegos e castanhas cozidas e salteadas em manteiga e acompanhe com fios de ovos. (Pode juntar-lhe outros frutos e legumes a gosto).

Capao de natal


Blogger desde 2006. Administrador do blogue www.santamariaazores.net