Em memória de Manuel Chaves Carvalho
Do Livro “Igrejas e Ermidas de Santa Maria em Verso“
Foto: M.C. (Comparar Santa Maria)
Perto de São Pedro está
Nossa Senhora da Saúde
Que geralmente dá
Graças e muita virtude.
.
Foi feita no lugar certo
E há quem diga até
Que havia ali perto
Uma igreja de São José.
.
Está muito bem arranjada
Já sofreu alguns arranjos
Fica com a frente virada
Para a estrada dos Anjos.
.
Muita gente vem de fora
Rezar àquela Ermida
Agradecer a Nossa Senhora
Uma graça concedida.
.
Para que não haja engano
Está a data marcada
Para saberem o ano
Em que foi edificada.
.
Manuel Chaves Carvalho
.
Wikipédia
Este templo remonta a uma primitiva ermida, sob a invocação de São José, erguida por determinação de D. Mariana de Menezes, esposa do capitão do donatário da ilha, Brás Soares de Sousa, conforme escritura datada de 16 de Maio de 1664. Esta primitiva ermida ficava no lugar da Flor da Rosa Alta, onde aquela senhora tinha as suas terras e pomar. Nela também se venerava uma imagem de Nossa Senhora da Saúde.
A atual ermida foi erguida em meados do século XVIII, em substituição à anterior, que se encontrava arruinada, vindo os seus restos a ser demolidos em1828, ocasião em que se cogitou a sua reedificação no mesmo sítio. Em Maio de 1858 foi declarada pelo então bispo da Diocese de Angra do Heroísmo, D. frei Estêvão de Jesus Maria, a sua profanação e autorizada a sua demolição e transferência para o lugar onde se encontrava atual.
A 20 de Junho de 1858 foi a obra para a nova ermida posta em hasta pública pela Junta de Freguesia, sendo a mesma arrematada por Vitorino José da Graça. Este empreiteiro deveria fazer a ermida com o tamanho da anterior, com fachada segundo modelo a apresentar, a lavoura retocada e a sacristia ter uma porta para o adro, entre outras especificações.
Possuía esta ermida um privilégio especial que se ignora actualmente qual seja, por o quadro em que ele constava haver desaparecido. Conhecem-se apenas quais eram os administradores deste templo.





