Massa sovada dos Açores

Para esta massa sovada vamos utilizar uma quantidade pequena.

Ingredientes para o fermento:
1 Batata doce média.
1 Ovo ;
1 Colher de sopa de açúcar ;
20 Gramas de fermento de padeiro, mais 125 g de farinha de trigo ;
Ingredientes para a massa:
1 Kg de farinha de trigo ;
250 Gramas de açúcar ;
1 Colher de sopa de canela ;
6 Ovos ;
250 Gramas de manteiga

Preparação:
Preparar o fermento no dia anterior . Cozer a batata doce com a pele, pela-se e esmaga-se para reduzir a puré. Juntar o ovo batido, o açúcar e o fermento diluído num pouco de água tépida. Adicionar a farinha de trigo em quantidade suficiente para se obter uma massa de consistência média. Cobre-se bem agasalhado e  deixa-se levedar durante a noite.

Peneirar  a farinha para a massa num alguidar juntamente com o açúcar e a canela. Abre-se um buraco no meio e juntar os ovos, batendo sem os misturar na farinha.

Adicionar a manteiga derretida sem fervê-la e finalmente adicionar o fermento que ficou a levedar durante a noite. Amassar tudo até a massa fazer bolhas de ar e se soltar do alguidar. Cobre-se bem agasalhado e deixa-se levedar durante algumas horas. Se a massa for amassada de manhã estará pronta a cozer à tarde.

Tendem-se bocados de massa do tamanho que se desejar; sobre uma bancada polvilhada de farinha, moldando em forma de bolas, .

Colocam-se em pequenos alguidares polvilhados de farinha e cobrem-se com toalhas de linho; onde levedam mais um pouco antes de ir ao forno.

Levam-se a cozer em forno bem quente.

Bom Apetite!


Blogger desde 2006. Co-administrador do blogue www.santamariaazores.net

WordPress SEO fine-tune by Meta SEO Pack from Poradnik Webmastera

Page optimized by WP Minify WordPress Plugin

Real Time Web Analytics