A lenda do Cruzeiro dos Anjos

No lugar dos Anjos existe uma Cruz de pedra sobre o morro que segundo reza a lenda assinala o local onde se pretendia construir a Ermida dos Anjos.

Segundo a lenda a população queria construir a Ermida no local onde a mesma se encontra hoje, mas os responsáveis pela obra não entendiam assim e começaram a juntar a pedra no cimo do morro, mas começou a verificar-se que a pedra depositada durante o dia junto ao sitio da construção, aparecia misteriosamente na manhã seguinte em baixo, onde a população queria construir a Ermida. Sem uma explicação lógica os responsáveis pela obra acusaram a população de transportar a pedra de noite para o local onde queria a Ermida e continuaram o trabalho para ser construída em cima da rocha. Com o passar dos dias, o fenómeno repetia-se e as acusações também, mas sem se provar que a população tivesse alguma intervenção no misterioso transporte da pedra.

Um pescador, que vinha de noite por aquele local, surpreendeu-se com um barulho estranho e deparou-se com as pedras a moverem-se sozinhas colina abaixo, assustado foi avisar o mestre da obra, mas este e os trabalhadores zombaram dele sem acreditar, propondo voltar juntos ao local durante a noite, assim fazendo na noite seguinte, quando assistiram às pedras a rolar encosta abaixo atrás da imagem de Nossa Senhora. Com este episódio ficou assente que a construção seria no local escolhido pela população, mas foi assinalado com uma grande cruz de pedra o lugar projectado, para recordar o milagre.

.

.

Siga…

 

.

.