As famosas sopas do Espírito Santo, que deliciam locais e forasteiros são bastante simples de confeccionar, no entanto as que são feitas nas nossas casas nunca igualam o paladar único das que se degustam nas copeiras.
Ingredientes:
Carne de vaca (vaca velha de preferência)
Banha de porco
Sal
Cebola
Repolho
Pão de trigo caseiro (duro)
Hortelã
Endro
Preparação:
Colocar a água a aquecer, nas panelas de ferro, sobre o lume de lenha; adicionar a carne de vaca previamente limpa do sebo e lavada em água quente. Temperar de sal, colocar uma cebola grande cortada em quartos ou várias cebolas mais pequenas, juntar algumas colheres de banha; colocar o repolho cortado em pedaços, apenas para dar paladar, pois quando a carne estiver cozida não haverá vestígio de repolho.
Enquanto a carne coze, parte-se o pão de trigo em fatias grossas e dispõe-se em camadas nas terrinas, antigamente de barro ou loiça da Lagoa, hoje já quase extintas. Em cima do pão, coloca-se um ramo de hortelã e um ramo de endro.
Quando está cozida a carne, tira-se para fora, limpa-se de alguma gordura e parte-se em pequenas porções individuais, rectifica-se o tempero de sal, colocando-a depois em caldo quente para derreter o sal e manter a carne quente para ser servida. Com o caldo de cozer a carne, molham-se as sopas que em poucos minutos estão prontas a ser servidas.
Acompanhadas de um bom vinho de cheiro…e Viva o Espírito Santo….Vivóóóó!






