Sopas do Espírito Santo à moda de Santa Maria

As famosas sopas do Espírito Santo, que deliciam locais e forasteiros são bastante simples de confeccionar, no entanto as que são feitas nas nossas casas nunca igualam o paladar único das que se degustam nas copeiras.

Ingredientes:

Carne de vaca (vaca velha de preferência)

Banha de porco

Sal

Cebola

Repolho

Pão de trigo caseiro (duro)

Hortelã

Endro

Preparação:

Colocar a água a aquecer, nas panelas de ferro, sobre o lume de lenha; adicionar a carne de vaca previamente limpa do sebo e lavada em água quente. Temperar de sal, colocar uma cebola grande cortada em quartos ou várias cebolas mais pequenas, juntar algumas colheres de banha; colocar o repolho cortado em pedaços, apenas para dar paladar, pois quando a carne estiver cozida não haverá vestígio de repolho.

Enquanto a carne coze, parte-se o pão de trigo em fatias grossas e dispõe-se em  camadas nas terrinas, antigamente de barro ou loiça da Lagoa, hoje já quase extintas. Em cima do pão, coloca-se um ramo de hortelã e um ramo de endro.

Quando está cozida a carne, tira-se para fora, limpa-se de alguma gordura e parte-se em pequenas porções individuais, rectifica-se o tempero de sal, colocando-a depois em caldo quente para derreter o sal e manter a carne quente para ser servida. Com o caldo de cozer a carne, molham-se as sopas que em poucos minutos estão prontas a ser servidas.

Acompanhadas de um bom vinho de cheiro…e Viva o Espírito Santo….Vivóóóó!


WordPress SEO fine-tune by Meta SEO Pack from Poradnik Webmastera